Existem vários tipos de produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, que você pode criar a fim de educar sua audiência e conseguir aumentar os lucros de forma escalável. Cada um deles tem características e utilidades um pouco diferentes, que devem ser levadas em conta de acordo com o tipo de público, o perfil da própria empresa e os objetivos do negócio.
1 – Ebook
Um dos infoprodutos mais populares no Brasil é sem dúvida o ebook ou livros digitais, isso porque eles são bem fáceis de serem desenvolvidos, distribuídos e consumidos pelos seus clientes.
Ebook é um tipo de infoproduto que guarda diversas vantagens:
Fácil de desenvolver: para criar um ebook você só precisa das informações que deseja inserir em seu material, um processador de textos como o Word, e salvá-lo em formato PDF;
Entrega instantânea: assim nem você e nem o seu cliente terá dor de cabeça com o envio ou recebimento do produto;
2 – Vídeo aulas
Vídeos sempre fazem sucesso, especialmente quando há pessoas envolvidas.
A produção de vídeos vai demandar mais dedicação, mas em compensação, pode trazer mais qualidade ao seu curso online.
Videoaulas são ideais para materiais que precisam de demonstração, como por exemplo, aulas de culinária. A aprendizagem fica muito mais fácil quando o aluno tem exemplos visuais do que se deve fazer em cada passo.
3 – Screencasts
Screencasts são aqueles vídeos criados a partir da filmagem da tela do computador. Eles são a maneira mais eficiente de se desenvolver um vídeo.
Os screencasts são produtos digitais ideais para você que tem a intenção de oferecer cursos sobre como usar um software ou como criar um site, por exemplo.
4 – Podcasts
Podcasts são programas gravados em áudio, que podem apresentar narrações e histórias, debates ou até entrevistas com referências de qualquer segmento de mercado.
O mais legal é que por se parecerem com programas de rádio — um formato amplamente conhecido e bem-sucedido —, os podcasts tem apelo natural com as massas. Dessa forma, o podcast é perfeito para quem tem uma rotina corrida ou não gosta de ler, mas que não abre mão de se manter atualizado.
5 – Audiobooks
Audiobooks são livros narrados e compactados, normalmente, em formato MP3.
É interessante preparar um roteiro para que seu audiobook tenha um sentido lógico na linguagem falada e seja agradável de se ouvir.
Uma vez que você já tem o conteúdo, os audiobooks são bastante fáceis de produzir, bastando ter um microfone de boa qualidade e um local isolado de ruídos externos.
6 – Membership
O membership, também conhecido como áreas de membros, sites de membros ou programa para membros, são sites que possui seu conteúdo privado, que só pode ser acessado por assinantes que pagam uma taxa de adesão, sendo que essa adesão poderá ser por dia, meses ou anos.
Nesse canal você poderá disponibilizar materiais em áudio, texto e vídeo para seus clientes. Um exemplo de segmento que pode ser utilizado no membership são os programas de Coaching, que estão bastante em alta no momento.
7 – Webinars
Webinars são eventos digitais, normalmente transmitidos ao vivo, que apresentam palestras e workshops para um público amplo, sem grandes gastos com estrutura física nem limitação de lugares.
Por ser ao vivo, muitos webinars permitem uma interação dinâmica com o público em um nível que nenhuma das opções anteriores se mostra capaz de fazer.
Outra grande vantagem do webinar é a facilidade de execução, ainda mais por conta das ferramentas gratuitas disponíveis atualmente e da enorme quantidade de informação sobre como fazer webinars.
8 – Cursos online
Por fim, você pode juntar alguns dos conceitos falados aqui em um único infoproduto: um curso online.
Ao criar um curso online, as opções são vastas.
Você pode transmitir as aulas em vídeo e oferecer material adicional de forma escrita.
Uma alternativa é criar um curso mais simples, com aulas semanais enviadas por e-mail.
O mais importante é caprichar na escolha do tema e na qualidade das aulas.
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