O WhatsApp se popularizou no mundo inteiro e no Brasil não é diferente. Dificilmente você conhecerá alguém que não usa o famoso “zap-zap” pra se comunicar.
E se você já vende, ou quer começar a vender algo, porque não usar essa ferramenta de forma profissional para realizar suas vendas?
Quem já vende pelo WhatsApp, sabe o quanto esse aplicativo pode alavancar as vendas, de uma forma quase que inacreditável.
Todas as facilidades de comunicação do WhatsApp fizeram com que outros meios tradicionais de comunicação, como SMS e chamadas telefônicas, fossem quase que totalmente substituídas pelo app.
É por isso que, você precisa usar essa ferramenta impressionante, para aumentar sua clientela e suas vendas.
E na versão Business do WhatsApp você consegue configurar a ferramenta com várias funcionalidades para facilitar ainda mais as suas vendas e recentemente incluíram uma nova função que você consegue fazer suas vendas e já receber pelo próprio aplicativo.
O WhatsApp é hoje uma ferramenta de marketing digital que não pode ficar de fora do seu negócio, e nesse artigo vou te ensinar a fazer vendas pelo WhatsApp todos os dias.
Então fica comigo e leia este artigo até o final que tenho certeza que você não irá se arrepender.
21 Dicas Para usar o WhatsApp para Vender
Essas dicas que vou passar a seguir, são as que eu mesmo uso todos os dias no meu negócio. Esse é o caminho das pedras que eu aprendi e vou te passar passo a passo, para você também obter resultados, como eu venho conseguindo.
1. Separe um celular exclusivamente para o seu negócio
Tenha um número exclusivo para negócios, para não correr o risco de misturar os contatos pessoais com os de clientes em potencial e acabar perdendo o foco nos negócios.
O que eu quero dizer é que se você não usar um número exclusivo para negócios, irá receber junto com as mensagens de negócios, os memes e mensagens dos grupos de amigos e família e isso pode fazer você perder o foco nos negócios, além de te fazer perder mais tempo e energia.
Com um número de celular exclusivo para negócios, você poderá definir horários para atendimento, deixar o logotipo da sua marca na imagem de perfil, usar o status para adicionar promoções, criar um catálogo de produtos ou serviços com nome, descrição e preço se quiser, configura mensagens para respostas mais fáceis dentre outras funcionalidades que irá te gerar mais resultados.
2. WhatsApp Business
Como o próprio nome já diz, o aplicativo WhatsApp Business é focado para negócios/empresas. E mesmo que você esteja começando agora, e sua eficiência em usar essa versão do aplicativo e a mesma de uma grande empresa que já está a tempos no mercado.
Essa versão WhatsApp Business possui várias funcionalidades que poderão te ajudar ainda mais nas vendas.
Veja alguns exemplos das funcionalidades do WhatsApp Business:
- Possibilidade de registrar um número de telefone fixo para usar o aplicativo;
- Identificação para que os clientes entendam que estão se comunicando com uma empresa;
- Utilização de mensagens automáticas;
- Indicadores de quantidade de mensagens recebidas, enviadas, entregues e lidas;
- Etiquetas para marcar clientes.
3. WhatsApp Web
O WhatsApp Web e o WhatsApp para Computador são extensões da conta do WhatsApp que você usa no seu celular. As mensagens que você envia e recebe são sincronizadas entre seu celular e seu computador, de modo que você possa visualizá-las em ambos os aparelhos.
Para você conseguir usar a versão Web ou instalada no computador é só acessar o site (https://web.whatsapp.com/) pelo computador. Já no telefone, é só escolher a opção “WhatsApp Web” e escanear o QR Code que aparece na tela do computador.
A grade vantagem de usar a versão do WhatsApp Web é que você vai conseguir vender e acessar facilmente outros canais do seu negócio simultaneamente enquanto mantem o contato com o cliente.
Além de poder agilizar o atendimento a outros clientes acessando o WhatsApp pelo celular enquanto outra pessoa usa o app Web.
Se contar que dá pra evitar aquelas confusões que ocorrem com o tal dos corretores ortográficos do celular, já que você estará digitando no teclado do computador.
4. Prospecção com WhatsApp
Assim como você prospecta clientes para o seu negócio, você poderá usar o WhatsApp para prospectar e usar as mesmas estratégias.
A única diferença é que nas suas estratégias você precisa conseguir o número de celular do seu cliente em potencial.
Uma grande vantagem na prospecção pelo WhatsApp e que você pode participar de grupos relacionados ao seu nicho e lá dentro dos grupos poderá prospectar clientes.
5. Use um funil de vendas
Assim como nos outros meios de comunicação, você precisa gerar o oferecer à sua audiência, o conteúdo adequado para cada etapa do funil de vendas.
Topo do funil
No topo do funil estão aquelas pessoas que ainda estão descobrindo que possuem um problema e que gostariam de encontrar uma solução.
Para esse público, o ideal é criar conteúdo mais superficial, dando dicas sobre o tema relacionado ao seu negócio.
Meio do funil
No meio do funil estão aquelas pessoas que já sabem que precisam de uma solução, já tiveram contato com sua marca, já têm conhecimento do seu produto ou serviço.
Para essa etapa, você deve enviar conteúdo mais aprofundado, incentivando a compra do seu produto ou serviço, de forma sutil.
Fundo do funil
No fundo do funil estão aquelas pessoas que estão analisando qual a melhor solução do mercado, comparando o seu produto com o dos concorrentes.
6. Lista de transmissão
Nada melhor que uma lista de transmissão para divulgar o seu negócio.
Uma lista de transmissão te ajuda a otimizar o seu tempo para enviar o mesmo conteúdo para várias pessoas simultaneamente.
Mas antes de criar uma lista de transmissão, divulgue seu número para o seu público-alvo, para aquele que se interessarem pelo seu negócio, indique que salvem o seu número nos contatos para que eles consigam receber o seu conteúdo.
E para uma melhor organização da sua lista de transmissão, separe os contatos entre quem demostrou interesse pela sua oferta, e aquelas pessoas que já são clientes.
7. Planejamento de envio de Mensagens
Tenha um cronograma bem planejado, para enviar mensagens para seus contatos com data e horário programados.
Assim a sua sequência de envios de mensagens fica organizada, te fazendo ser mais consistente e profissional.
Além disso, um planejamento de envio de mensagens te ajuda com as etapas do funil de vendas, relatado no item 5 desta lista.
8. Link do seu WhatsApp
Crie e divulgue um link do seu WhatsApp em suas redes sociais, site, blog e em todos os canais de comunicação que você puder.
O link de WhatsApp, facilita a comunicação para o seu cliente, pois ele pode clicar e conversar diretamente com você.
Se, por exemplo, um visitante do seu perfil nas redes sociais, se interessar em saber mais sobre o seu negócio, ele se sentirá mais próximo, pois terá acesso fácil a você.
9. Atraia pessoas nas Redes Sociais
Utilize seu perfil das Redes Sociais para aumentar ainda mais as suas vendas no WhatsApp.
Aproveite a audiência que as redes sociais proporciona e divulgue por lá o link do seu WhatsApp para atrair mais pessoas que se interesse pelo seu negócio.
Se conseguir usar o tráfego pago, para atrair a sua audiência das redes sociais para o seu WhatsApp e, melhor ainda, pois você atrai uma grande massa aumentando a possibilidade de realizar vendas.
Mas se ainda não puder investir em tráfego pago, não tem problemas. Você pode atrair o seu público-alvo através da entrega de conteúdos de valor nas redes sociais, sempre fazendo uma chamada pra ação direcionando para o link da Bio, onde você pode disponibilizar o link do WhatsApp.
10. Isca digital para capturar o WhatsApp
Ofereça um infoproduto, como um e-book, um podcast ou qualquer outro material que seja de interesse e tenha relevância para o seu público-alvo, e em troca peça o contato de WhatsApp dele.
Crie um formulário online para ele preencher e informe que a isca digital será entregue pelo WhatsApp.
Essa estratégia é muito eficiente, pois além de entregar a isca, te dá a oportunidade de enviar outros novos conteúdos para esses contatos, que tem interesse no seu conteúdo e já te deram a permissão para fazer contato com eles.
11. Conteúdo de valor
Se você quer vender, o segredo é não vender e sim informar. Não caia no erro de ficar enchendo seus contatos de propagandas e promoções. Isso só vai afastar seu publico de comprar de você.
O conteúdo de valor, com informações que realmente sejam relevantes, que seja de interesse da sua audiência e que estejam relacionados ao seu negócio sempre será o ideal para atrair mais clientes e gerar mais vendas.
Envie o seu conteúdo de valor em forma de vídeo, por exemplo, e além de informar, ajuda a engajar.
12. Use técnicas de Copywriting para quebrar objeções
Usar as estratégias de copy (texto persuasivo) em sua comunicação no WhatsApp, irá te ajudar a convencer o seu público-alvo de que o que você oferta é a melhor solução pra ele.
A melhor forma de você usar a estratégia de copy é conhecendo bem as dores e desejos da sua persona (personificação do seu público-alvo), assim você conseguirá chamar a atenção dele através do título e do conteúdo da sua mensagem.
Não esqueça de usar e abusar dos gatilhos mentais da sua estratégia de copywriting.
13. Qualificação dos leads
Lead é uma oportunidade de negócio, ou seja, uma pessoa que forneceu suas informações de contato, como nome e telefone, em troca de um conteúdo (isca digital) oferecido pela sua empresa.
Para que você tenha maior chance de converter um lead em cliente, a melhor estratégia é você conseguir qualifica-lo através da entrega do conteúdo.
Ofereça gratuitamente uma isca digital, tipo um e-book, que tenha total relação com o produto ou serviço que você oferta. Se a pessoa baixar esse conteúdo, possivelmente ele tem interesse na sua oferta.
O segredo é oferecer um conteúdo educativo que desperte no seu lead a necessidade de adquirir a sua oferta.
14. Venda com Campanha
Use o WhatsApp para criar e oferecer uma campanha de vendas. Usando gatilhos mentais alinhados à estratégia de copywriter, mostrando sempre que você tem a melhor solução para os problemas do seu público-alvo.
Só tenha cuidado para saber dosar e não ficar só enviando anúncios para os seus contatos.
15. Mostre uma solução
Para vender, seja pelo WhatsApp, ou qualquer outro tipo de canal de venda, você não pode oferecer apenas um produto/serviço, mais do que isso, você precisa apresentar uma solução para o cliente.
Se você sabe quais são as dores e desejos do seu público-alvo, você consegue oferecer uma solução que vá de encontro a essas necessidades.
Dê ênfase aos benefícios e às vantagens do seu produto/serviço e mostre como sua solução pode mudar a vida do seu cliente quando ele utilizar o seu produto/serviço.
16. Gatilhos mentais
Gatilhos mentais são estímulos externos que agem diretamente no cérebro, ou seja, estratégias psicológicas e que você pode usar para convencer seu cliente em potencial a comprar de você, de uma forma bem natural.
Veja alguns dos principais gatilhos mentais, que você pode incluir nas suas estratégias.
Gatilho da Autoridade
O gatilho da autoridade, faz com que as pessoas enxerguem a sua marca ou você como um especialista na sua área de atuação, e isso acaba gerando maior segurança de que o que você está oferecendo é confiável e de qualidade.
Para usar esse gatilho, mostre para sua audiência que você é um especialista no produto/serviço que você oferta.
Gatilho da Escassez
Esse gatilho mental funciona muito bem para vender pelo WhatsApp.
Com o gatilho da escassez, se você oferecer as últimas horas de uma oferta ou as últimas vagas de um curso, por exemplo, muitas pessoas tendem a comprar, pois não querem correr o risco de ficar de fora e perderem a oportunidade.
Gatilho da Prova Social
Todo ser humano gosta de se sentir seguro na hora de tomar uma decisão, assim, quando ficam sabendo que outras pessoas também compraram ou aprovaram determinado produto, eles compram com maior tranquilidade.
Use os depoimentos de clientes falando sobre a transformação que o seu produto/serviços causa, para ativar esse gatilho de prova social no seu potencial cliente.
Gatilho da Novidade
As pessoas gostam de se sentirem especiais, gostam de serem os primeiros a possuírem algo, assim o gatilho mental da novidade consegue atrair esses clientes que gostam de possuir algo no lançamento.
Gatilho da Garantia
O gatilho da garantia funciona para que o cliente tenha mais confiança, pois, ao oferecer 30 dias de garantia, por exemplo, o cliente confia mais na qualidade do seu produto ou serviço.
17. Venda através dos Status do WhatsApp
O status do WhatsApp é uma publicação tipo os stories do Instagram que ficam visíveis para sua audiência por 24 horas e pode ser visualizada por alguns segundos.
Use o status do WhatsApp para atrair a atenção do seu público com conteúdo que seja de interesse deles, tipo: ofertas exclusivas só pra quem viu os status, promoções relâmpago ou promover um lançamento.
Com o status do WhatsApp, você conseguirá alcançar as pessoas que salvaram o seu número.
18. Use um banco de imagem
Tenha uma biblioteca de imagens organizada, de forma que quando precisar enviar uma mensagem para sua lista, tenha todas as fotos de seus produtos prontas.
Tire lindas fotos de seus produtos e esteja pronto para enviar essas imagens via WhatsApp se necessário.
Lembre-se, por exemplo, de que nem todos em sua lista têm um perfil nas redes sociais.
Portanto, construir uma biblioteca de imagens para o seu produto é uma ótima estratégia para vender no WhatsApp.
19. Tenha uma comunicação personalizada
Ninguém gosta de falar com robôs, certo?
É verdade que em muitos casos, ter um chatbot pode agilizar o processo de atendimento, mas nada melhor do que sentir que alguém está ouvindo (ou lendo) o que você está dizendo.
As comunicações personalizadas também podem ser emails automatizados, por exemplo, com o nome de cada cliente.
Receber mensagens personalizadas no WhatsApp pode aproximar os clientes da sua marca, aumentar a confiabilidade e, aos poucos, conquistar novos clientes.
20. Agilize o tempo de resposta
Defina um prazo para você responder às mensagens de seus contatos.
É um erro fatal deixar clientes em potencial “no vácuo” ou esperar dias para que suas perguntas sejam respondidas.
Portanto, o ideal é você agilizar o tempo de resposta e deixar as pessoas felizes com o atendimento.
21. Crie uma rotina de trabalho
Finalmente, o último truque que deixo para você é criar um programa funcional.
Para obter bons resultados nas vendas do WhatsApp, você precisa estabelecer uma rotina e ser consistente em suas ações.
Lembre-se de outras dicas e crie suas rotinas de trabalho com base nelas, como criar um plano de mensagens.
Criar essa rotina é muito importante porque seu cérebro vai entender (e se acostumar com) que você precisa estar focado e produtivo durante este período.
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